Sexta-feira 13: dicas de filmes e séries para entrar no clima

Bernardo Abbad

Sexta-feira 13: dicas de filmes e séries para entrar no clima
Sextou?! Que tal aproveitar a sexta-feira 13 para fazer jus à data e sentir um pouquinho de medo – e pânico – essa noite? A crença de que a sexta-feira 13 é uma data ligada ao azar remonta a tradições e superstições antigas. Acreditando ou não, essa fama do dia tem inspirado inúmeras produções audiovisuais até hoje. Entre clássicos e novidades dos serviços de streaming, o Diário preparou uma lista de, é claro, 13 filmes e séries com temáticas de terror, suspense ou sobrenatural para entrar no clima. Então pegue a pipoca, tranque bem a porta e escolha uma (ou várias) dessas dicas para curtir a sexta-feira 13.

1. Wandinha (2022)

Fotos: Divulgação

Começamos com a série do momento! Inteligente, sarcástica e apática, Wandinha Addams pode estar meio morta por dentro, mas na Escola Nunca Mais ela faz amigos, inimigos e investiga assassinatos. A série dirigida por Tim Burton, famoso pelos aspectos góticos, fantasiosos, excêntricos e sombrios de suas produções, é focada na personagem da icônica Família Addams. Aqui, ela é interpretada por Jenna Ortega, que inclusive foi indicada ao Globo de Ouro pelo papel. A série quebrou o recorde de maior número de horas assistidas em uma semana para uma série de TV em inglês na Netflix por duas vezes: quando estreou em primeiro lugar, com 341,23 milhões de horas assistidas, e novamente em sua segunda semana, com 411,29 milhões. E a segunda temporada já está confirmada!

Onde assistir: Netflix

2. Corra (2017)

Dirigido por Jordan Peele, o filme acompanha Chris (Daniel Kaluuya), um jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada branca Rose (Allison Williams). A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador – e o jeito é tentar escapar. O filme fez sucesso por abordar a questão racial e venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original. Jordan Peele também dirigiu outro filme que mistura terror e crítica social que chamou atenção da crítica e do público: Nós. Fica a dica!

Onde assistir: Netflix

3. IT: A Coisa (2017)

“IT: A Coisa” é baseado no livro bastante popular de mesmo nome de Stephen King, que tem aterrorizado leitores por décadas. Quando as crianças da cidade de Derry, no Maine, começam a desaparecer, um grupo de jovens se depara com seus maiores medos ao enfrentar um palhaço diabólico chamado Pennywise, cuja história de assassinatos e violência data de séculos atrás. Impossível não se arrepiar com o sorriso aterrorizante do palhaço. Atenção: filme absolutamente não recomendado para quem tem coulrofobia!!!

Onde assistir: HBO Max

4. Midsommar (2019)

Essa é para quem curte um terror psicológico. Após vivenciar uma tragédia pessoal, Dani, interpretada por Florence Pugh, vai com o namorado Christian e um grupo de amigos até a Suécia para participar de um tradicional festival local de verão (que realmente existe!). Mas, ao invés das férias tranquilas com a qual todos sonhavam, o grupo se depara com rituais extremamente bizarros de uma adoração pagã. O filme é dirigido por Ari Aster, responsável por outro filme que poderia estar nessa lista: Hereditário.

Onde assistir: Amazon Prime Video

5. Franquia Pânico (1996 – 2023)

Aqui são cinco dicas em uma só! A franquia de filmes Pânico é um clássico exemplo do gênero slasher, ou seja, apresenta diversos assassinatos e serial killers perseguindo os personagens. Nesse caso, o assassino é Ghostface, cuja máscara já virou um marco da cultura pop. A franquia, que já tem cinco filmes, foi responsável pela revitalização do terror adolescente, adicionando muitos elementos que vemos reproduzidos até hoje em outros filmes e séries. Até o quinto filme, a protagonista Sidney (Neve Campbell) e seus amigos são perseguidos pelo mascarado, que usa uma faca como arma preferida. E Pânico 6 estreia no dia 6 de março!

Onde assistir: Amazon Prime Video e Globoplay

6. Maldição da Residência Hill (2018)

Entre o passado e o presente, uma família dividida confronta memórias assustadoras do antigo lar e dos eventos aterrorizantes que os expulsaram de lá. Assista o quanto quiser. A série assustadora é uma releitura moderna do romance de Shirley Jackson, um clássico do terror gótico. A família Crain se muda para a Residência Hill com o objetivo de reformá-la e, após alguns poucos meses, revendê-la ganhando um bom lucro em cima. No entanto, cada noite se revela um desafio para o casal e seus cinco filhos, graças à aparição de fantasmas e outras alucinações.

Onde assistir: Netflix

7. Missa da Meia-Noite (2021)

Essa é na linha que mistura terror e religião. A série “Missa da Meia-Noite” foi desenvolvida por Mike Flanagan, o mesmo criador de A Maldição da Residência Hill. Na trama, Riley Flynn retorna para sua cidade natal, na ilha de Crockett, depois de anos. Ele esconde um passado sombrio do qual tenta fugir por anos, mas as lembranças ainda o atormentam. Com a chegada de padre Paul, um homem carismático e misterioso, nessa comunidade costeira e isolada, eventos milagrosos e presságios assustadores começam a acontecer, causando comoção entre os moradores da pequena ilha. Logo, o caminho de Riley se cruza com o do religioso, e as tensões na comunidade crescem rapidamente.

Onde assistir: Netflix

8. Bruxa de Blair (1999)

Clássico atemporal! Um grupo de três jovens cineastas desaparece ao entrar em uma floresta em Maryland para gravar um documentário sobre uma lenda local. Anos depois, a câmera que eles usavam é encontrada, revelando o que passaram ao encontrar a temida Bruxa de Blair. O filme popularizou o gênero cinematográfico found footage, ou pseudo documentário e ainda transformou um humilde orçamento de US$60 mil em US$248 milhões de bilheteria mundial. Os três atores receberam aulas de como manusear uma câmera e então foram levados para ficar oito dias na floresta privados de sono e alimento com apenas uma bússola e sem saber mesmo onde estavam. A produção estava camuflada e escondida no meio da floresta. Tudo foi feito para que o filme parecesse mais real!

Onde assistir: Globoplay

9. O Bebê de Rosemary (1969)

“O Bebê de Rosemary” é um clássico dos filmes de terror da década de 1960, sendo considerado como um dos precursores do gênero do terror psicológico. Também popularizou a temática do satanismo nos filmes de terror. Um casal se muda para um prédio com pessoas estranhas. Acontecimentos ainda mais estranhos levam a jovem Rosemary, que está grávida, a duvidar de sua própria sanidade. Porém, o parto e a descoberta de uma seita diabólica mostram a terrível verdade.

Onde assistir: Amazon Prime Video

10. A Hora do Pesadelo (1984)

“A Hora do Pesadelo” acompanha um grupo de adolescentes que passa a ter pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger, um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

Onde assistir: HBO Max

11. Carrie (2013)

Essa dica pode ser conferida em duas versões: a de 1976 ou a de 2013. Ambas são inspiradas no clássico de Stephan King. A história acompanha Carrie, uma adolescente excluída, tímida, problemática e atormentada pelos colegas da escola que nunca compreenderam seu estranho comportamento e sua aparência. Ela sofre maus tratos em sua casa por sua mãe, uma fundamentalista religiosa, e que à impede de levar uma vida normal como as garotas de sua idade. Mas Carrie guarda um grande segredo, quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Durante o baile de formatura, após uma brincadeira de mau gosto, todos acabam vendo seu lado demoníaco.

Onde assistir: Amazon Prime Video

12. O Iluminado (1980)

Outro clássico que não poderia ficar fora dessa lista. Esse terror psicológico dirigido por Stanley Kubrick, também inspirado em um livro de Stephan King, acompanha Jack Torrance, que se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família.

Onde assistir: Amazon Prime Video

13. Franquia Sexta-Feira 13 (1980 – 2009)

É claro que a dica de número 13 só podia ser a franquia que ajudou a popularizar todas essas superstições envoltas na data. O primeiro filme conta a história de jovens que montam um acampamento em Crystal Lake, mesmo que tenha acontecido um homicídio no local e eles tenham sido advertidos por moradores supersticiosos que essa não seria a melhor ideia. Os monitores acabam perseguidos por um assassino mortal. O longa é o primeiro de uma franquia de 12 filmes que apresenta um dos mais famosos vilões do terror, o mascarado Jason Voorhees, que usa um facão como principal arma de ataque.

Onde assistir: HBO Max

EXTRA. Franquia Todo Mundo em Pânico (2000 – 2013)

Essa dica é para quem não gosta de filmes de terror mas ainda quer aproveitar a sexta-feira 13 como um pretexto para assistir um filminho. A famosa franquia de filmes “Todo Mundo em Pânico” fez sucesso justamente por satirizar os filmes de terror e suspense famosos, inclusive vários que estão nessa lista. São cinco filmes que arrancam gargalhadas ao fazer piada com estereótipos e cenas clássicas do gênero. Anna Faris e Regina Hall interpretam as atrapalhadas amigas Cindy e Brenda até o quarto filme.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Globoplay e Disney+

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem investigado pela morte de oito mulheres pode ser serial killer, afirma polícia de Goiás

Caso Rafael: acusada de matar e esconder o corpo do filho em Planalto será julgada na próxima semana Próximo

Caso Rafael: acusada de matar e esconder o corpo do filho em Planalto será julgada na próxima semana

Geral